pastoral liturgicaQUEM SOMOS?
Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. Especificamente dos momentos especiais das Celebrações Eucarísticas (Missa). É o centro da vida da Igreja e vem da palavra Leitourgia , ou seja, serviço do povo para o povo.

A liturgia surgiu com a própria Paróquia Bom Jesus da Penha, ou seja, 1938. Não existe celebração dos sacramentos, missa e adoração sem liturgia. Ela, portanto, está presente desde o início. É obvio que passou por várias transformações no decorrer dos anos.

A nossa finalidade é organizar todo trabalho litúrgico da Comunidade: Missas, Celebrações, Formação litúrgica (planejado para os fiéis de 2 em 2 meses), procissões, etc... Trabalhamos sempre em sintonia com o pessoal da música e com os Padres. Podemos dividir a liturgia em três grandes partes: Equipes de celebração são encarregadas de fazer acontecer a celebração. Trabalham sempre em sintonia com o pessoal da música e com o padre. Se a equipe litúrgica é fixa, ao menos por um período, as equipes de celebrações são variáveis; são constituídas para uma missa ou para alguma celebração. Sempre, contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecedência. Não se admite que antes da missa, por exemplo, alguém saia pela igreja à procura de pessoas para fazer leituras, comentários ou coisas do gênero. Equipe do ministério da música, como o termo já diz, é a responsável pela música nas celebrações. Deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, estar atenta aos instrumentistas para perceber quem está capacitado a tocar algum instrumento na celebração, providenciar instrumentos e aparelhos de som que ajudem a celebrar bem. Equipes anexas são os coroinhas, acolhimento, a dos sacramentos, leitores e animador litúrgico, ministros extraordinários da comunhão eucarística, enfim, todos que animam a liturgia.

Nossa Pastoral se reúne todas as 2ª e 4ª Terças-feiras do mês sempre as 19:30 horas no segundo andar do centro de Pastoral da Paróquia Bom Jesus da Penha constituída por um representante de cada comunidade pertencente a Paróquia Bom Jesus da Penha, na sala 6. Para maiores informações, disponibilizamos o telefone: Helena S.S. Brito – (casa) 2270-0221; (Celular) 99388-4741 (Claro) e o e-mail da coordenadora: Helena S.S. Brito - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não temos um padroeiro específico uma vez que a liturgia abrange todos os aspectos da vida da Igreja. Como não temos um específico lembramos do Espírito Santo que sempre age nos corações abertos e ilumina nossa razão na preparação da liturgia.